A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita. Mário Quintana

quarta-feira, 18 de abril de 2012

E viva a Internet... \a/


Percebi que estou apaixonada pelo Youtube, perco horas e horas vasculhando músicas, clipes, filmes e toda a variedade que vocês sabem, o youtube nos proporciona.
Esses dias enquanto curtia um som que descobri na net, pensei em como devia ser difícil antigamente o acesso às musicas uns 20, 30 anos atrás, por exemplo, o povo do rock n’ roll sofria pra ser fã de alguma banda, demandava tempo e dinheiro pra conhecer as letras, ter a discografia completa, ir aos shows. Numa época em que não existia cartão de crédito pra dividir cd, DVD e ingresso de show em 10x, a alternativa mais viável era combinar com os amigos, um comprava um disco, outro comprava outro e assim por diante e a noite e/ou fins de semana reuniam-se todos com seus respectivos discos novos pra apreciá-los bebendo cerveja. Cifra de musica era ouro, instrumentos, amplificadores quem tinha era o dono da bola e tinha que dividir, não vivi essa época rs tenho vinte e poucos anos, mas convivi com pessoas da cena underground por um tempo e não lhes faltavam historias. Sei que era difícil ser artista, só a nata tinha acesso à aulas de música e quem tinha realmente muita vontade de ser músico, batalhava horrores pra investir na carreira e o retorno era mínimo. Imaginei quantos talentos foram perdidos, os que nasciam com o dom e não podiam aperfeiçoá-lo por falta de grana ou tempo, sei lá.
Graças às facilidades do mundo moderno, hoje as pessoas podem treinar uma voz promissora ou comprar um instrumento pra aprender tocar de ouvido ou pagar aulas. Eu mesma tenho um violão que só me serviu de assessório em várias fotos exibidas inclusive no finado Orkut, teve foto em churrasco, foto em praça, em lual na praia, ele só não fez musica, não na minha mão rs.
Indo mais longe, quem eram os inventores, os pensadores, artistas da antiguidade? Queria ver Santos Dumont inventar avião tendo que trabalhar o dia todo na roça, Tarsila do Amaral pintar Abaporu, Urutu etc. se cuidasse de sete filhos, da roupa e da comida do marido que eventualmente era o destino das moças pobres na época. Longe de mim desmerecê-los, muito pelo contrario, admiro infinitamente o trabalho dos brasileiros que alcançaram reconhecimento mundial com sua arte, mas penso que o destino seria outro se não fossem agraciados pela fortuna de seus pais, estudando no velho continente.
Se for ver, o download não é assim tão livre, mas é relativamente fácil e perto do acesso de anos atrás nem se compara. Pelo 4shared (aquele lindo) dá pra baixar de tudo, faz minha alegria no serviço, tem o Youtube que mesmo sem baixar (eu baixo cof, cof) se você tiver uma banda larga pra carregar com velocidade razoável que não te faça arrancar cabelos, dá pra se divertir horas, vejo por ele programas óteeemos que não veria se dependesse da TV, o Adorável Psicose, o Furo MTV, Tapas e Beijos (adoro comédias, adoro a Fernanda Torres) e ficaria eternamente citando.
Entre os vídeos zuados e super acessados disponíveis no Youtube, é preciso garimpar e o  campo “vídeos relacionados” facilita um bocado, encontrei cantores incríveis, músicas que arrepiam, escuto algumas de determinado cantor, se eu gostar, baixo e parto pro tráfico, passo primeiro pra duas amigas do trabalho pelo Skype mesmo, elas servem de “termômetro” pra eu ter certeza de que é bom, ai eu posto no facebook, coloco de toc do celular (adoro inovar) enfim minha parte eu faço, não pago pela musica, mas DIVULGO e gosto de acreditar que isso aumenta as chances desses cantores tão bons e as vezes desconhecidos, alcançarem a fama  e lotarem shows que, ao meu ver, é de onde saem os lucros, porque lucro de cd e dvd fica com a gravadora invariavelmente. To numa onda blues-reggae-mpb e frequentemente vou a shows, famosos ou desconhecidos, pra mim não tem tempo ruim. Como não tenho talento algum, só aprecio e sem moderação.

Só por hoje...

Abaixo, uma das pérolas encontradas: Bruna Caram - Um blues. 
(O clipe é um show à parte).


Ouvi também Roberta Campos e Bárbara Eugênia. Talvez esses artistas já sejam famosos, eu conheci faz pouco tempo.  Não sei de onde são, não sei a quanto tempo cantam, não sei nada sobre eles, nem preciso,  gostei das músicas e  recomendo. 

2 comentários:

Índia disse...

Olha o Yotube é a oitava maravilha. Eu comecei a assistir filmes um dia desses por lá porque uma amigo avisou, eu nem sabia que tinha inteirinho sem ter que carregar vários e vários e vários. Não baixo filmes porque não tenho paciência, mas baixo muita muita muita música no 4shared que ainda tá a todo vapor. O Youtube é uma droga, você começa vendo um vídeo, vai clicando nos recomendados e quando vê tem trocentos abertos carregando hahaha

Cruti mesmo a música. Ah, as mulheres no vocal! E temos muitas brasileiras (não conta a Paula Espartilho Fernandes e Wanessa Ex-camargo) muito talentosas... Roberta Sá, Tulipa Ruiz, Tiê, Karina Buhr...

Aldeia disse...

Tenho uma amiga muito rock n' roll que chora igual criança qnd ouve Paula Fernandes kkkkk adorei o "Espartilho". Das que você citou conheço só Roberta Sá, aquela Fogo e Gasolina me traz ótimas recordações. As outras vou agora procurar no youtube...