A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita. Mário Quintana

sexta-feira, 11 de março de 2011

Eles precisam de esporte ou comida?

Um dia desses, eu acordei e liguei a TV, estava vendo um programa que normalmente gosto muito, quando uma reportagem me chamou atenção, foi a coisa mais absurda que poderia ter feito e parece que só eu vi essa palhaçada, talvez eu não tenha entendido o “espírito da coisa” mas eu sou assim, vejo por outra ótica e ao meu ver foi uma atitude deplorável.

Era sobre o Haiti e um ato de “solidariedade” de soldados e atletas brasileiros enfim, a historia era mais ou menos assim, a proposta era uma corrida de 6km pela paz onde eles correriam junto com os haitianos para mostrar a importância e a esperança no esporte, agora olha o absurdo os haitianos não comem direito, não bebem direito correndo junto com esportistas e soldados bem alimentados, até ai ainda foi suportável, participa quem quer, certo? Errado, participa quem tem com fome, isso mesmo, estavam distribuindo lanche na chegada, no meio da corrida começaram a filmar um garotinho “Maurice” que corria entre os adultos, questionado sobre o empenho com que corria ele respondeu que estava correndo porque estavam distribuindo saquinhos de água limpa e lanche na chegada, quase chorei. Uma criança magricela, subnutrida correndo 6km por comida e água, e ele correu, chamou as crianças durante o percurso espalhou a noticia do lanche, na chegada foi dado uma medalha e duas bananas, a corrida começou com muita gente, lógico, imaginem vocês morando na Cozinha do Inferno onde é jogado todo alimento que não serve pra mais ninguém, disputando comida com porcos e lhe oferecem um lanche no final de uma corrida, até eu correria, mas sabendo que isso é desumano, quem quer fazer o bem não põe obstáculos, não exige grandes superações.

Eu queria ver um atleta depois de uma corrida ganhar uma medalha e duas bananas, quer dá banana? Ótimo, nada mais original vindo de brasileiros, mas dê pra quem tem fome, não só pra quem consegue correr, tinha também umas senhoras caídas na sarjeta doentes, rodeadas de mosquitos e foram mostradas na reportagem, fico me perguntando se essas receberam também o tal lanchinho. Fail....

Pelos soldados, atletas e repórteres que acham que o esporte cura tudo, sinto vergonha alheia, COMIDA é o começo, é impossível praticar esporte sem ser alimentado, solidariedade pra mim é dar comida de verdade pro menino que sonha em ir pra escola, que perdeu a mãe, o pai e quase a vida no terremoto, já que dizem que de boas intenções o inverno ta cheio, o que fizeram lá no Haiti pra mim foi a mais linda demonstração de filho-da-putismo, uma ótima reportagem pra ser mostrada na Globo numa manhã de domingo, mas sem nada a agregar na vida daqueles que ainda passam fome pois todo aquele dinheiro arrecadado para ajudar as vitimas do terremoto mandado pela ONU foi desviado pelos poderosos, autoridades e o corrupto governo Haitiano.

Nenhum comentário: