A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita. Mário Quintana

terça-feira, 14 de junho de 2011

Transição

O amanhecer e o anoitecer
parece deixarem-me intacta
Mas os meus olhos estão vendo o que há de mim,
De mesma e exata.


Uma tristeza e uma alegria
O meu pensamento entrelaça:
Na que estou sendo cada instante,
Outra imagem se despedaça.


Este mistério me pertence:
Que ninguém de fora repara
Nos turvos rostos sucedidos,
No tanque da memória clara.


Ninguém distingue a leve sombra
Que o autêntico desenho mata.
E para os outros vou ficando,
A mesma. Continuada e exata.


Chorai oh, olhos de mil figuras!
Pelas mil figuras passadas
E pelas mil que vão chegando
Noite e dia.
Não consentidas, mas recebidas e esperadas!



(Cecília Meireles)

Nenhum comentário: