A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita. Mário Quintana

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Agora é nossa vez...


O Brasil é a bola da vez, 20 anos de moeda estável, com um mercado emergente, aumento do poder de compra da população, troca de governo, bolha da construção civil, 17 montadoras de automóveis operando em territorio nacional, marketing externo em relação à Vale e à Petobrás (reservas do pré-sal), muita área que poderá ser explorada no futuro para produção do setor primário, certeza de investimento governamental em infraestrutura pelos próximos 10 anos (portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, estaleiros, silos, etc...)... e por aí vai. Além de tudo isso virá a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Pensem comigo: você é um extrangeiro com dinheiro disponível e está pensando em investir em um país emergente, com possibilidade de altos rendimentos pelo simples fato de ter os juros mais altos do mundo e que sediará eventos de repercussão mundial nos próximos 4 a 6 anos... onde você colocaria os seus dólares? Biiiiiiiiingo!

Dessa forma o governo não terá outra saída a não ser aprovar a refoma tributária e diminuir os nossos impostos para tentar estimular a produção interna, o que prá nós seria uma maravilha! Além disso, terá que ofertar crédito mais barato e diminuir os juros... mas será? Claro! Com o real valorizado aumentam as importações e caem as exportações. Com isso a concorrência interna fica exacerbada, os preços dos produtos tendem a cair, e viver, teoricamente, se tornaria mais barato. Então só coisas boas? Não, calma, e quem tem negócio próprio? Bem, apertem os cintos, está na mão de vocês pressionar o governo para baixar a taxa de juros e rever os impostos, pois, do contrário, teremos uma quebradeira nacional! Por outro lado, caso tenham êxito em tal empreitada, o cenário fica ainda melhor! A grande questão é: mas se baixar impostos e rever os juros, como o governo pagará a dívida interna? E a pergunta que não quer calar: "...como ficará o Ceará?"

Bem, ironias a parte, queria deixar registrado que fico muito animado quando penso em tudo isso! Sonho? Otimismo!? Talvez, ainda mais que quem vos fala é um veterinário que gosta de finanças e não um grande economista que analisa o mercado o dia todo...  mas o fato é que o Dr. Manteeeeega "se derrete" há meses tentando fazer alguma coisa e o dólar despencou de U$1,89 para U$1,68 nos últimos três meses...

Ufa, estou mais aliviado, precisava desabafar.... hehe!

Bem, a questão está em pauta, alguém se manifesta?!

Estamos na torcida e que Deus ilumine a "Presidenta"!

Passeando pela internet encontrei esse texto do Tiago Dutra (Pimenta com Leite) adorei, que bons ventos nos cerquem...

Nenhum comentário: